4 formas de realizar o autocuidado

4 formas de realizar o autocuidado

Na rotina exaustiva do trabalho, da faculdade e das obrigações da vida adulta, muitas vezes esquecemos de cuidar de nós mesmas. Para quem não conhece tanto do assunto, o autocuidado está relacionado a práticas que proporcionam o próprio bem-estar e neste post veremos 4 formas de realizar essa tarefa.

É um engano da sociedade achar que se autocuidar é egoísmo, afinal, para cuidar das tarefas do cotidiano ou até mesmo para cuidar do outro é preciso, primeiro, estar bem consigo mesma. Existem diversos benefícios dessa prática, incluindo a saúde mental e física. 

Quem nunca deixou de almoçar ou já almoçou na mesa do trabalho, por causa das demandas acumuladas? Prazos acabando, pendências a serem feitas… Às vezes pode acontecer, seja porque você deixou as tarefas acumularem ou porque o prazo está acabando, porém, se isso acontecer com frequência sua saúde será prejudicada. 

Esse é um dos muitos exemplos que podem afetar a vida, além de deixar de dormir bem, não se exercitar ou até dizer “sim” quando, na verdade, você quer dizer “não”. 

Nesse caso, o não-autocuidado também está relacionado a palavras e não somente a atitudes. 

Vamos ver como realizar a prática contrária?

by: Pinterest


1- Fazer atividade física

Acredito que esse assunto já esteja até repetitivo, não é? Você abre o Instagram e vê as pessoas mostrando o treino, a dieta, a academia, etc. Mas exercício físico está além de bater foto no espelho (risos), se exercitar previne doenças e está diretamente ligado a sua saúde.

Além de cuidar do corpo, você cuida da mente. De repente, você esteja passando por uma situação difícil no trabalho, na faculdade, na família e extravasar esses sentimentos por meio do exercício físico é uma ótima maneira de se sentir mais disposta e relaxada a enfrentar esses problemas. 

E não somente por isso, a atividade física te deixará mais disposta, mais animada e com a autoestima melhor. Não é necessariamente sobre o seu peso, viu? 

 

2- Um momento só seu

Outra forma de se autocuidar é separar um tempinho que seja somente seu, não é o tempo da casa, dos amigos, família, trabalho, filhos, entre outros. Esse momento pertence somente a você. 

Não existe uma regra, pode ser uma vez por semana, uma vez por mês, enfim, quando você achar necessário. Mas é importante parar, respirar alguns minutinhos e olhar para si. 

Se pergunte: o que você mais gosta de fazer na própria companhia? Seja assistir uma série, cuidar do cabelo, das unhas, da pele, escrever, desenhar, dançar, entre outras inúmeras possibilidades. Tire alguns minutinhos e faça isso acontecer. Desfrute da própria companhia e depois volte com tudo. 

 

3- Dormir bem

Acredite, uma boa noite de sono faz uma grande diferença! Muitas vezes estamos com a mente lotada de afazeres e não conseguimos desligar, por mais cansadas que estejamos, nossa mente continua trabalhando e pensando nas atividades do dia seguinte, isso só pode resultar em: insônia.

Por isso, antes de deitar, prepare um ritual do sono: desligue as notificações do celular, faça uma lista de tarefas para o dia seguinte, tome um banho quentinho e coloque seu pijama favorito, escove os dentes, lave o rosto e deite. 

Caso você seja dessas, assim como eu, que demora muito para dormir, coloque uma série leve para assistir ou leia um livro, mas nada de redes sociais, viu? Amanhã você estará renovada.

 

4- Encontrar as pessoas que você ama

Se autocuidar não é somente ficar na própria companhia, mas estar rodeada por pessoas que você ama e que te amam também. Tire um tempinho para jogar conversa fora, desabafar, falar sobre a vida, enfim. 

A melhor companhia tem que ser a sua, mas é muito bom dar gargalhadas em conjunto, não é? Sozinhas chegamos longe, mas em companhia pode ser mais divertido. 

Por isso, reserve um tempinho para abraçar e conversar com as pessoas que amam estar com você. Isso também é um ato de autocuidado. 

E você? Quais dessas formas de autocuidado você já realiza? Me conta aqui nos comentários.


Letícia Linhares

@tissylinhares 

Já conhece a Fita UP? 🖤

A única fita própria para seios do Brasil, pensada para sustentar e valorizar seios de diversos tamanhos.

A Fita UP é totalmente adaptável, feita para funcionar com qualquer look e tipo de seio de forma confortável e segura :)

1 comentário

Larissa

Larissa

Adorei o post 💖

Adorei o post 💖

Deixar um comentário

Todos os comentários são revisados antes de serem publicados.

Este site é protegido por reCAPTCHA e a Política de privacidade e os Termos de serviço do Google se aplicam.

Precisa de ajuda?

Chama a gente no WhatsApp, Instagram ou pelo email suporte@fitaup.com :)